Referência no handebol, Barbosa de Godóis envia cinco jogadores para Santa Catarina
Atletas foram destaque nas competições que disputaram em 2011
Gabriel Mendes
Da equipe do E+
Da equipe do E+
29/02/2012 00h00
Finalista em três das quatro categorias do handebol nos Jogos Escolares Maranhenses de 2011, a escola Barbosa de Godóis começa a colher os frutos do bom trabalho feito com jovens atletas. Na sexta-feira, cinco promessas da escola pública localizada no Monte Castelo irão para Caçador, em Santa Catarina, para treinar na equipe que leva o nome da cidade. Wagner Silva, Thalyta Nery, Carlos Eduardo Bastos, Natally Lima e Karla Sodré tentarão alçar voos maiores longe de familiares e amigos e com pouca experiência na bagagem.
“A categoria destes atletas é muito nivelada no Brasil. No Maranhão, nós não temos a mesma oportunidade e estrutura de outros estados. Nossos atletas têm condições de se destacar e vão para se desenvolver como atletas.”, declarou o professor de handebol da escola Eduardo Teles.
O Maranhão já produziu grandes atletas no handebol como Tião, China, Silvia Helena e Ana Paula. Esses atletas viajam carregando a esperança não só de familiares e amigos, mas de todo um estado carente de ídolos no esporte.
“É uma grande oportunidade de mostrar o handebol maranhense para o Brasil. Além disso, estudantes de escola pública estão tendo uma oportunidade que alunos de escolas particulares não receberam. Além disso, esperamos um futuro melhor e isso é uma chance”, frisou Natally Lima.
Melhores condições - Segundo o professor Eduardo Teles, os atletas encontrarão uma grande estrutura para se dedicar tanto aos estudos quanto ao esporte.
“Estes jovens terão um apartamento para morar, uma escola com uma grande estrutura e um clube que dá todo suporte aos atletas, como plano de saúde e ajuda de custo. Eles terão melhores condições do que a própria Ana Paula foi, quando saiu do Maranhão”, observou.
Saudade - Viajando para morar na cidade do sul do país, os atletas sentirão saudade da família e amigos, que por sua vez, também sentirão a falta das jovens promessas maranhenses. Apesar disso, o futuro dos adolescentes é o mais importante para pais e parentes que ficarão com o coração apertado na torcida pelo sucesso dos jogadores.
“Eu fui pego de surpresa. Ainda bem que estava sentado quando fiquei sabendo, porque senão eu teria caído. Estarei sempre em contado com ele. Serei um verdadeiro pai coruja e ficarei torcendo para que ele consiga vencer”, destacou Carlos Eduardo, pai de Carlos Eduardo Bastos.
Já o atleta acredita que a saudade será confortada com o tempo e que o apoio dos familiares e amigos será muito importante para o bom desenvolvimento de todos que partirão nesta sexta-feira.
“No começo, é complicado, mas depois agente vai acostumando aos poucos. É o nosso futuro e e o apoio de todos será muito importante para todos nós”.
OMaranhão vem ganhando destaque no desporto nacional com grandes conquistas no esporte amador nascido e praticado dentro das escolas públicas. A UI Barbosa de Godóis é um grande exemplo dessa nova perspectiva, e nos últimos anos sagrou-se campeã em várias competições estaduais e nacionais, sempre elevando a bandeira do Maranhão ao topo dos pódios. A escola já possui 210 atletas na modalidade handebol, sendo uma da principais potências estaduais do esporte.
Fonte: Jornal Estado do Maranhão, 29/02/12
Aproveito a oportunidade para felicitar as pessoas comprometidas com o esporte no Estado do Maranhão, principalmente quanto a prática e divulgação do Handebol, que presenteou e presenteia o Brasil com grandes Atletas e posicionou o Estado de maneira singular no nosso País.
ResponderExcluirFraternal abraço,
Fernando Pinheiro.
Ex-goleiro de handebol dos colégios: Meng, Conceição de Maria e Zoé Cerveira.