Os AMIGOS DO HANDEBOL DO MARARANHÃO é comunidade de atletas, ex-atletas amigos e admiradores desta modalidade de esporte, que tanto engrandece o desporto e inspira gerações para a qualidade de vida, companheirismo e amor ao handebol.
O XXI ENCONTRO DE AMIGOS DO HANDEBOL DO MARANHÃO foi realizado neste ano (2011) no Colégio Upaon Açu, no dia 17/12 (sábado), onde foram realizados jogos nas categorias infanto, juvenil e master masculino e feminino.
A novidade neste ano foi a realização do I ENCONTRO DE AMIGUINHOS DO HANDEBOL, onde as crianças filhos de atletas e de amigos da faixa etária de 7 a 12 anos, participaram dos jogos.
O ponto alto do Encontro foram as homenagens prestadas aos ex-atletas Louis Philip Moses Camarão (Phil Camarão), Álvaro Perdigão, Fernando Antônio M. Lima - Tonho (póstuma) e ao árbitro Sandow Feques.
Participaram do evento o Professor Antonio Maria Zacharias Bezerra de Araújo (Prof. Dimas), Tadeu Lima, Winglitton Rocha Barros (China), Vicente Calderoni (Viché) , Francisco Ramos (Chicão), Luis Carlos Ribeiro (Boi), José Henrique Azevedo (Mangueirão), Sérgio Abreu (Sergio Elétrico), DemervalL Viana Pinheiro, Canhoto, Romerio, Eduardo baluz, André Paca, Fabiano, Joaquim Farias, Marlio, Sadia, Wiliam e muitos outros.
Entrevistado o Prof. Pinheiro (Presidente da FMAH) disse que a intenção do encontro é contribuir para o futuro do handebol, através do exemplo da “velha guarda” presente ao evento e para que os mais jovens mantenham esta tradição. Falou sobre as perspectivas para o ano de 2012, que dependem basicamente de investimentos por parte dos patrocinadores e doação.
Para o homenageado, Prof. Álvaro, o encontro “é válido pelas lembranças e poder rever amigos que participaram dos bons momentos que passou dentro e fora das quadras”. Disse ainda que “para os mais novos procurarem treinar com os 1º Vigilantes” e finalizou dizendo “que somos todos responsáveis pela aquisição d e novos membros.
O ex-atleta Phil Camarão disse que estava feliz e agradeceu a Deus por estar presente, tendo em vista que passou por sérios problemas de saúde.
Sobre o handebol
O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo, Áustria, Suíça e Alemanha.
O handebol no Maranhão
Em 1960 os professores Luiz Gonzaga Braga e José Rosa, ambos da antiga Escola Técnica Federal do Maranhão – ETFMA, fizeram um curso de hamdebol no Rio de Janeiro e, ao retornarem, realizaram treinamento de dez alunos que no dia do aniversário da Escola (23/09/60) fizeram uma apresentação oficial da nova modalidade. Dentre outros, estavam os alunos Aldir Carvalho, José Geraldo de Mendonça, França, Aldemir Mesquita.
Credita-se a Antonio Maria Zacharias Bezerra de Araújo - o Prof. Dimas - a introdução do handebol no Maranhão juntamente com Laércio Elias Pereira, técnico professor de educação física, vindo de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário